Pages

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Serra Pelada: outra história pra boi dormir?


Serra Pelada, segundo Sebastião Salgado
O garimpo de Serra Pelada volta à pauta de interesses da economia regional. No final de junho, em reunião em Curinópolis (PA), foi apresentado aos garimpeiros um projeto que propõe a retomada da exploração de ouro no entorno da cava, na parte mais baixa da área, próxima ao lago com aproximadamente 200 metros de profundidade, resultante da extração manual nos anos 80. Todo o material retirado na lavra manual foi depositado ao redor da cava, o que os garimpeiros chamam de "montueira". E é exatamente o ouro que pode existir neste meio desses sedimentos que deve explorado, segundo informa o site G1 PA.
Em 2007, a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) firmou contrato com uma empresa canadense também para a exploração de ouro em Serra Pelada, mas no início deste ano, a empresa fez uma demissão em massa e anunciou a paralisação do projeto por tempo indeterminado.

O interventor judicial da Coomigasp disse que está procurando novos investidores para retomar o projeto. "44% da produção é da Coomigasp, e essa porcentagem é que vai ser dividida entre os garimpeiros", finalizou Marcos Alexandre Mendes.

Nenhum comentário: