Pages

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

As agruras do Judiciário

Em reunião esta semana com a desembargadora Luzia Nadja Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, os presidentes das subseções de Marabá e Redenção, Haroldo Gaia e Carlos Eduardo Teixeira, respectivamente, pleitearam a criação de mais três Varas Civis neste município mas não tiveram êxito: o TJE alegou necessidade de estudo da viabilidade econômica da medida, e propôs, como solução paliativa, designar dois juízes substitutos para as três varas aqui existentes.
Advogados locais questionam a medida. Para eles, os substitutos deveriam ser três, até porque dos que já foram mandados – doutores Daniel e Wilker – só ficou o primeiro – o segundo já teria pedido demissão.
Enquanto isso, dezenas de processos acumulam-se no Fórum, sem apreciação, desde que os titulares da 1ª e 3ª Varas Cíveis juraram suspeição em autos chancelados por três promotores públicos e diversos advogados, e que aguardam ordem superior de redistribuição – portanto, sem data para as necessárias audiências.
Vale lembrar, noutro ângulo, que diariamente profissionais do direito retornam frustrados do Fórum, sem acesso a seus processos, porque o sistema on line – NavegaPará – simplesmente não funciona.   

Nenhum comentário: