Pages

terça-feira, 14 de maio de 2013

Marabá é campeã de trabalho escravo


O município de Marabá, no Sudeste paraense, foi o campeão nacional em 2012 de trabalhadores escravos resgatados em operações de combate a essa vergonhosa prática. Marabá ficou em primeiro lugar, com 150 resgatados, citando o setor “siderúrgica”. Na segunda, ficou operação em Perobal (PR), com 125 resgatados no setor sucroalcooleiro. O 3º lugar foi registrado por ação em Penedo (AL), com 110 resgatados na construção civil.
O Pará continua líder absoluto no ranking da escravidão nacional, segundo números liberados ontem pelo governo federal. Foram 563 trabalhadores resgatados em 74 ações de fiscalização. Por regiões, o maior número de trabalhadores resgatados da condição análoga a de escravo foi registrado no Norte (1.100). Em segundo, lugar ficou o Sudeste (496). A terceira posição foi ocupada pela Região Nordeste (376). O quarto lugar ficou com o Sul (367). O Centro-Oeste ocupou a quinta posição (333).
Um total de 2.849 trabalhadores em todo o país foi resgatado em 2012 durante operações fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O balanço indica que houve um aumento de 14,37% em relação a 2011 no número de libertados. Ao todo, foram 255 ações dessa natureza.
O aumento no número de resgatados ocorreu porque as ações fiscais foram realizadas em regiões até então não inspecionadas com habitualidade e houve um aumento das ações no meio urbano, avalia a área de Inspeção do Trabalho do ministério.
As operações, realizadas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) e de Fiscalização das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs) resultaram no pagamento total de R$ 9,5 milhões em verbas rescisórias aos resgatados. O balanço aponta que em 2012 foram lavrados 3.695 autos de infração, emitidas 2.336 guias de seguro-desemprego e assinadas 500 Carteiras de Trabalho e Previdência Social.
As equipes da Fiscalização Móvel foram responsáveis por 119 operações enquanto as unidades regionais realizaram 136. Em três Estados - Roraima, Ceará e Sergipe - e no Distrito Federal, não ocorreram operações. O balanço aponta que as operações da Fiscalização Móvel alcançaram 22.793 trabalhadores e resgataram 824. Já as equipes regionais alcançaram mais de 8 mil e resgataram 1.848 trabalhadores da condição análoga a de escravo em 2012. (Diário do Pará)

Adeus, Copa das Confederões!


Confira a lista de convocados por Felipão para a Copa das Confederações

Surpresas ficaram pela convocação de Bernard e ausências de Kaká e Ronaldinho

14 de maio de 2013 | 11h 32
RIO - O técnico Luiz Felipe Scolari anunciou na manhã desta terça-feira a lista dos 23 convocados para defender o Brasil na Copa das Confederações, competição que acontece de 15 a 30 de junho, em seis cidades brasileiras, e serve como prévia da Copa do Mundo de 2014. Felipão surpreendeu ao deixar Ronaldinho Gaúcho fora do grupo, abrindo espaço para a entrada do meia Bernard, também do Atlético-MG.
Durante algum tempo, Felipão admitiu estar em dúvida entre dois astros veteranos do futebol brasileiro. Revelou que iria testar Kaká e Ronaldinho Gaúcho, para, provavelmente, levar um deles para a Copa das Confederações. A preferência parecia ser pelo meia do Atlético-MG, mas a surpresa é que nem ele entrou no grupo - muito menos o jogador do Real Madrid.
Com a ausência dos dois veteranos, a seleção de Felipão passa a ter apenas o atacante Neymar como principal astro. E isso também abriu espaço para a convocação de Bernard, a maior novidade na lista divulgada nesta terça-feira. Felipão ainda inovou ao chamar o volante Jean, do Fluminense, para jogar como lateral.
No final do mês passado, quando fez o último teste no empate com o Chile, Felipão tinha adiantado que estava com a lista praticamente fechada. Segundo ele, suas dúvidas restantes eram apenas em três posições - mesmo sem revelar, parecia que estava entre dois jogadores para ocupar uma única vaga na lateral, na zaga e no ataque.
Para as posições em dúvida, Felipão optou pelo zagueiro Réver, pelo lateral Filipe Luís e pelo atacante Leandro Damião. No restante do grupo, os nomes já eram praticamente certos, como o goleiro Julio Cesar, o zagueiro Thiago Silva, o lateral-direito Daniel Alves, o volante Paulinho, o meia Oscar e o atacante Fred, entre outros.
O trabalho de Felipão começou no final de novembro - essa é a sua segunda passagem pela seleção, depois do pentacampeonato mundial de 2002 -, quando foi contratado para substituir o demitido Mano Menezes. Desde então, ele teve pouco tempo para fazer suas observações, com a disputa de apenas cinco amistosos até fechar a lista.
Na estreia, Felipão sofreu sua única derrota até agora, com os 2 a 1 para a Inglaterra. Além disso, foram três empates, diante de Itália (2 a 2), Rússia (1 a 1) e Chile (2 a 2), e apenas uma vitória, na goleada de 4 a 0 sobre a Bolívia. Com base nos cinco testes que teve, o treinador fechou sua lista para a Copa das Confederações.
Agora, esse grupo de 23 convocados se apresenta em 27 de maio, quando começa a preparação para a disputa da Copa das Confederações. Antes da estreia no torneio, o Brasil ainda terá mais dois amistosos: enfrenta a Inglaterra, em 2 de junho, no Maracanã, no Rio, e a França, sete dias depois, na Arena Grêmio, em Porto Alegre.
Na Copa das Confederações, o Brasil estreia em 15 de junho, diante do Japão, em Brasília. Ainda na primeira fase, jogará contra o México, no dia 19, em Fortaleza, e a Itália, no dia 22, em Salvador. E a luta é para chegar ao terceiro título seguido do torneio, mostrando que o time está no caminho certo para jogar a Copa de 2014 em casa.
Confira a lista:
Goleiros: Júlio Cesar (Queen Park Rangers), Diego Cavalieri (Fluminense) e Jefferson (Botafogo)
Zagueiros: Thiago Silva (PSG), Rever (Atlético-MG), David Luiz (Chelsea) e Dante (Bayern)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Jean (Fluminense), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Volantes: Fernando (Grêmio), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Bayern), Paulinho (Corinthians)
Meias: Jadson (São Paulo), Oscar (Chelsea) e Lucas (Paris Saint-Germain)
Atacantes: Hulk (Zenit), Bernard (Atlético-MG), Leandro Damião (Inter), Fred (Fluminense) e Neymar (Santos) 

domingo, 12 de maio de 2013

Pense!...

Quem entende do riscado assegura que o serviço de atendimento médico de urgência em Marabá possui, de fato, sete ambulâncias, mas nenhuma atende a comunidade quando familiares de acidentados pedem socorro àquela entidade.
Duas vivem quebradas, mesmo que tenham acabado de retornar do conserto (parece sabotagem!), e as outras cinco, doadas pelo estado desde 2012, estão encalhadas porque nunca foram emplacadas.
Durma-se com um barulho desses!