Pages

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Palestina do Pará volta às urnas


Encerrou dia 18 o prazo para o Juiz Eleitoral julgar o pedido de registro de candidaturados aspirantes à prefeitura de Palestina do Pará. Três candidatos foram inscritos no cartório da 57ª Zona para a eleição de três de novembro próximo: Valciney Ferreira Gomes (PMDB - 15) e seu vice Berlandio Soares da Silva representando a coligação “Palestina de Volta ao Progresso”; Abeuvaldo Pereira de Souza (PSDB – 45) e vice Maria Luduina Pantoja, liderando a coligação “Ainda é a vez do Povo”, e Luiz Gonzaga de Albuquerque Sobrinho pelo PRD, número 10.
Em 2012, a prefeita reeleita, Maria Ribeiro (PSDB), recebeu mais de 50% dos votos, mas teve seu registro de candidatura cassado pelo TRE por conduta vedada a agentes públicos durante a campanha eleitoral, além de compra de votos. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), divulgou a resolução e o calendário eleitoral de uma nova eleição para escolha do líder do município.
Dos mais de 6 mil eleitores do município, 69 tiveram seu registro indeferido pelo Juiz Eleitoral da Zona. Foram transferências e alistamentos considerados irregulares e com suspeita de fraude.

Água Azul vota em dezembro
Eleitores de Água Azul do Norte voltam às urnas em 1º de dezembro para escolher o próximo gestor municipal. Deu-se que o candidato eleito com 53% dos votos em 2012, José Lourenço de Oliveira Amaral, teve seu registro de candidatura indeferido e abdicou do recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como ele teve mais de 50% dos votos válidos, o segundo colocado não pôde assumir e uma nova eleição deverá ocorrer. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Água Azul do Norte conta com 9.482 eleitores. Desde janeiro, o município vem sendo governador pelo vereador José Filho Costa Palmeira, o “Sargento Palmeira”, do PSDB, eleito presidente da casa e, logo em seguida, empossado como prefeito interino, até a definição do novo gestor.

A 29 de novembro se encerra a propaganda paga na imprensa escrita e a reprodução na internet do jornal impresso. Os candidatos poderão fazer distribuição de material gráfico e promoção de campanha, carreata, passeata ou carro som até as 22 horas da véspera da eleição.

Nenhum comentário: