Pages

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Mas até no feijão!?

O Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) fez a perícia em 14 marcas de feijão coletadas para exame no Laboratório de Pré-Medidos do órgão. Todas foram reprovadas por apresentar alguma diferença entre a quantidade indicada na embalagem e o peso real do produto. A maior diferença chegou a 25 gramas e a menor a 3 gramas.
As coletas foram feitas durante o mês de abril em seis municípios do sul do Pará: Floresta do Araguaia, Redenção, Conceição do Araguaia, Xinguara, Tucumã e São Félix do Xingu. "O resultado foi uma surpresa, é a primeira vez que o Imetropará reprova 100% das amostras coletadas", disse Luiziel Guedes, presidente do órgão.
As empresas foram notificadas e a multa varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, de acordo com critérios definidos pelo Inmetro. "Este também é o resultado de um trabalho de interiorização das ações de nosso órgão, visando defender o consumidor em toda extensão de nosso Estado", completou Guedes.
Em abril, o Imetropará reprovou 11 de 14 marcas de arroz coletadas em cinco municípios. "O consumidor pode e deve ser fiscal de suas compras. Nos supermercados, pode procurar as balanças do projeto Veja-o-Peso e verificar se está levando pra casa o produto com o peso indicado na embalagem. Em caso de dúvida, pode ligar para nossa Ouvidoria, através do número 0800-280-1919", concluiu Guedes.

As amostras de feijão coletadas, assim como outros produtos que passaram por análise no Laboratório de Pré-Medidos, como biscoitos, açúcar, velas, macarrão, farinha láctea, compostos lácteos, leite condensado, cream cracker, pregos, milho, entre outros, foram doados para uma instituição não governamental cadastrada no Imetropará. A doação ocorre ou com autorização do fabricante ou quando este não se manifesta no prazo de 24 horas após o exame. (Agência Pará)

Nenhum comentário: