Pages

terça-feira, 28 de maio de 2013

Lixão a céu aberto na casa da mãe Joana

No Correio do Tocantins

28/05/2013
 Lixo hospitalar jogado no meio da rua causa revolta 

Moradores da Travessa Manaus e da Rua Alfredo Monção, no Bairro Cidade Nova, amanheceram indignados com o que encontraram na manhã de sábado (25), na esquina das duas vias: dezenas de frascos usados em coleta para exames de sangue, descartados ali por algum laboratório de análises ou estabelecimento hospitalar.
Preocupadas com as crianças, muitas mães trataram de recolher os filhos em casa, temendo que eles, inadvertidamente, ao manipular o material, pudessem contrair algum tipo de contaminação.    
“Eu estou muito indignada! isso é uma falta de respeito. Aqui é um bairro popular, onde há muitas crianças que estão agora correndo o risco de serem infectadas por algum tipo de doença”, desabafou Andressa Sousa Costa, que mora no local. Para ela, quem despejou o lixo hospitalar ali deve ser “descoberto e punido”.
Chamado ao local, o secretário municipal de Urbanismo, Leodato da Conceição Marques, também ficou indignado e disse que, a atitude de quem largou os fracos e seringas ali “é, no mínimo, revoltante”.
Segundo ele, é obrigatório que as farmácias, laboratórios ou qualquer outro estabelecimento ou órgão público que manipule esse tipo de material mantenha contrato com empresa especializada a dar destino final a essa espécie de resíduo.  
“Vemos aqui frascos de coletas de sangue e não sabemos de onde vieram. Já fizemos contato com uma empresa que faz a coleta do lixo hospitalar e eles virão recolher e dar o destino certo”, disse, prometendo a solicitação de uma perícia para apurar a origem do material e o responsável pelo descarte em plena via pública e área residencial. “Isso poderia causar danos irreparáveis para a saúde das crianças que brincam nas proximidades”.  
Outra moradora do bairro, Maria Cleni, também ficou revoltada e questionou: “Porque não jogaram isso longe, em local apropriado?”.
Ainda segundo Leodato Marques, em Marabá existem duas empresas que realizam esse tipo de trabalho. Ele apela a populares que flagrarem esse tipo de situação, que entrem em contato com a Secretária de Urbanismo, que esta tomará as providencias. (Narcisio Cruz com informações de Josseli Carvalho)

Nenhum comentário: