Pages

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Joaquim Barbosa vai a Costa Rica falar sobre liberdade de imprensa


O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, viaja nesta quinta-feira (2/5) para San José de Costa Rica, a fim de participar, como principal conferencista, de uma das sessões plenárias da conferência da Unesco, que vai celebrar o 20º aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993.
O tema global deste ano é “Falar sem risco: pelo exercício seguro da liberdade de expressão em todos os meios”. Na ocasião, serão divulgadas informações sobre as violações dessa liberdade “em dezenas de países do mundo todo em que se censuram, multam, suspendem e fecham publicações, enquanto jornalistas, editores e publicações são acossados, atacados, detidos e, inclusive, assassinados".
O ministro Joaquim Barbosa fará o principal pronunciamento na sessão plenária de sexta-feira (03), cujo tema é a questão da impunidade – proposto pela Associação Interamericana de Imprensa (Iapa). De acordo com a Iapa, “em anos recentes, o percentual de crimes contra jornalistas com culpados condenados é de apenas um em 10 casos", o que é “um sinal para que o público em geral se cale em face da corrupção, de danos ao meio ambiente e de violações dos direitos humanos”.  (JB)

3 comentários:

Anônimo disse...

Braz, numa sociedade de classes, não há que se falar em liberdade de imprensa. A imprensa (não falo dos jornalistas) estará sempre a serviço da classe dominante.

Ademir Braz disse...

Em termos, das 18>30. Na época da ditadutra tivemos o COOJORNAL, produzido e publicado pela cooperativa dos Jornalistas do Rio Grande do Sul. Tivemos também o Opinião, jornal independente liderado, se não me engano, pelo jornalista Raimundo Rodrigues. A SDDH do Pará publicou durante longo tempo o Jornal Movimento.

Anônimo disse...

Tiro no Pé.

O senhor Hiroshe Bogéa, na tentativa de justificar a ineficiência do governo municipal ao jogar culpa nos professores e na educação, e tem ouvido o pão que o ... amassou.

Tirada errada.

A hora é de avançar, sem recuos. Ou Marabá passará mais quatro anos aumentando seus bolsões de miséria.