Pages

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Detran: continua a "operação abafa"?


CPI é criada, mas servidores reprovam presidente

Quarta-Feira, 22/05/2013, 14:28:12 - Atualizado em 22/05/2013, 16:19:12+
CPI é criada, mas servidores reprovam presidente (Foto: Cézar Magalhães)
Revoltados com a escolha do presidente da CPI, os servidores do Detran saíram do plenário da Alepa. (Foto: Cézar Magalhães)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar desvio de dinheiro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foi instalada nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Mas os servidores do órgão não aprovaram os deputados eleitos para presidir a bancada.
Depois de uma hora e meia de reunião, os líderes do governo escolheram, através de votação, os responsáveis pela CPI. O deputado Ítalo Mácola (PSDB) foi eleito presidente, enquanto Carlos Bordalo (PT) ficou como vice-presidente e Fernando Coimbra (PDT), o relator da comissão.
As escolhas, porém, não agradaram aos servidores do Detran. Isso porque o presidente da CPI pertence ao mesmo partido do senador Mário Couto, o principal acusado no escândalo de um possível desvio de dinheiro do órgão para a Associação Atlética Santa Cruz, clube de futebol presidido pelo senador.
“Na mesma hora os servidores saíram do plenário. Ficou bem claro para nós que houve uma articulação governamental para tentar garantir que o PSDB fique na presidência da CPI. Isso demonstra que a comissão não está isenta de corrupção, pelo contrário. As denúncias serão encobertas, a CPI só foi criada como uma forma de mostrar à população que o poder público tomou alguma atitude”, critica o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), Élison Oliveira.
A partir da instalação, nas próximas quartas-feiras haverá reunião da CPI para investigar as denúncias de fraudes.
Protesto
Na manhã do dia 28 de maio os servidores do Detran farão um protesto em frente à sede do órgão, localizado na avenida Augusto Montenegro. Eles também lutam pela aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). “Queremos a retirada do deputado do PSDB da presidência da CPI. Também vamos exigir pela aprovação do nosso plano de cargos, que até hoje ainda não foi votado”, encerra Élison Oliveira. (DOL)

Nenhum comentário: