Pages

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O tamanho do cabide

Via Parsifal Pontes:


Presidente, governadores e prefeitos têm 568 mil assessores lotados em seus gabinetes

Matéria do “Estado de S. Paulo” reporta, como base em pesquisa realizada pelo IBGE em 2012, que o Governo Federal emprega 4.445 pessoas sem concurso público, os 27 governadores de estados empregam 74.740 e os municípios 489.019. Isso somente nos respectivos gabinetes da presidente, governadores e prefeitos.
Shot007
O campeão em contratações sem concurso, em números absolutos, é Goiás: Marconi Perillo (PSDB) tem 10.175 assessores lotados no seu gabinete. Em 2º lugar vem o petista Jaques Wagner, governador da Bahia, com 9.240 assessores.
Quando se divide a festa pelos três principais partidos do Brasil, o PSDB ganha o 1º lugar com 37,6 mil assessores; em 2º vem o PT com 23 mil e em 3º o PMDB com 21,6 mil.
> Prática precisa ser tipificada como crime contra o erário
Enquanto a prática não for tipificada como crime contra o erário, tanto para o contratante quanto para o contratado, a locomotiva continuará a todo vapor, pois isso é moeda de troca para sustentação política e eleitoral.
Eu não tenho isenção moral para o texto: nas duas vezes em que fui prefeito contratei da mesma forma. O Poder Legislativo é cumplice no processo: aprova as leis que autorizam as contratações temporárias (que acabam sendo eternas) porque terá a sua parte no quinhão.
Opino, todavia, que essas coisas precisam ser apresentas à sociedade, para que essa, conhecendo as alcovas, sinta-se apropriada do problema para tentar buscar uma equação que o resolva.

> Enquanto isso…
A moçada que queima a pestana dia e noite, noite e dia, para fazer concurso público, quando passa, observa temporários sendo contratados e o concurso caducando.
Shot008

2 comentários:

Anônimo disse...

"nas duas vezes em que fui prefeito contratei da mesma forma. O Poder Legislativo é cumplice no processo: aprova as leis que autorizam as contratações temporárias (que acabam sendo eternas) porque terá a sua parte no quinhão."

Mesmo sabedor da lei ele contratou. Se voltasse a ser prefeito novamente também contrataria do mesmo jeito. Quer dizer, ele é um sujo falando do mal lavado. Um hipócrita.

Anônimo disse...

passei essa semana na secretaria de administração de marabá e parei enfrente de um mural onde são pregadas as portarias da prefeitura.Para minha surpresa o prefeito salame ja assinou mais de 900 portarias.uma das ultimas a ser assinada e da filha de justi e eva a menina mayara,chefe de divisão. duas portarias destinadas a assessores pro pequeno PROCON.Ai ne! o discurso de austeridade vai para as cucuias.