Pages

domingo, 28 de abril de 2013

Exemplo a ser seguido?



Contra privatização servidores abraçam Santa Casa

Sábado, 27/04/2013, 08:11:21 - Atualizado em 27/04/2013, 08:11:21
Tamanho da fonte: A- A+
Contra privatização servidores abraçam Santa Casa (Foto: Cinthya Marques)
Alerta de que a Santa Casa poderia ser privatizada foi dado pelo Sindmepa na semana passada (Foto: Cinthya Marques)
Servidores da Santa Casa de Misericórdia realizaram, na manhã de ontem, um abraço coletivo no prédio centenário localizado no bairro do Umarizal. O ato foi um protesto contra a possibilidade de privatização da instituição denunciada pelo Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), na semana passada.
Reunidos desde as 9h na esquina da Generalíssimo Deodoro, os manifestantes ocuparam parte da pista da Bernal do Couto deixando o trânsito lento até às 11h, quando uma comissão formada por membros de entidades representativas dos servidores foi recebida pela diretora presidente da fundação, Maria Eunice Begot. “Jamais aceitaremos outro vínculo que não o público para a condução da Santa Casa, que é um patrimônio da população e não do governo”, disse André Queiroz, diretor do Sindicato dos Enfermeiros do Pará.

TERCEIRIZAÇÃO
Os servidores denunciam que alguns setores como portaria, cozinha e lavanderia já estariam terceirizados e que a expansão para outros segmentos do hospital, como laboratório e neonatologia, é questão de tempo.
“Nós estamos preocupados com a forma com que o governo vem se articulando e estudando essa nova gestão da Santa Casa, não só pensado nos servidores, mas também nas condições de atendimento da população. O governo declara a possibilidade de concessões e nós entendemos que essa é uma filha legítima da privatização”, criticou o presidente da Associação de funcionários da Santa Casa, Flávio Roberto Costa.
Flávio faz referência à denúncia feita, na última quinta-feira, pelo Sindmepa dando conta de uma possível articulação entre o Estado e o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) para a gestão da nova maternidade da Santa Casa, que tem previsão de entrega para a segunda quinzena de agosto deste ano. Cesupa e Governo negam tais negociações.
“Nós não vamos aceitar que uma instituição construída com o dinheiro da população seja de repente entregue nas mãos de um serviço privado”, afirmou o diretor do Sindmepa, João Gouveia. As organizações de saúde prometem novas manifestações.

DIRETORA NEGA PRIVATIZAÇÃO
Eunice Begot disse que a denúncia de privatização não passa de rumores. “Nunca houve nenhuma possibilidade de privatizar os serviços da fundação. Hoje, o que há de concreto é que a Santa Casa continuará como sempre, 100% SUS”.
A diretora explicou que apenas para o serviço de neonatologia, onde, segundo ela, há dificuldade de contratação por falta de profissionais disponíveis no Estado, o governo estuda a possibilidade de mudança na gestão. “O novo prédio da Santa Casa abrirá 406 novos leitos materno infantil, isso demandará a necessidade de muitos outros profissionais que hoje temos dificuldade de encontrar no Estado. O que estudamos nesse momento é a possibilidade de contratar um serviço terceirizado específico para neonatologistas pela carência de profissionais, mas nada está definido ainda”.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário: