Pages

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Premiação


O jornalista santareno Lucio Flávio Pinto recebeu, semana passada no Rio de Janeiro, o Prêmio Imprensa Estrangeira de 2012,  criado desde 1989 pela Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil, e concedido “ao jornalista brasileiro que mais se tenha destacado no ano”.
Lúcio foi o primeiro jornalista da Amazônia a ser agraciado. E não se isentou de uma casquinha:
“Talvez tenha sido a primeira vez que os clientes da ORM Cabo, que retransmite o programa em Belém do Pará, onde moro, me tenham visto no ar. Verão de novo? Se depender dos donos da TV a cabo, não. Meu nome não pode aparecer nos seus veículos de comunicação. Mesmo que meu Jornal Pessoal divulgue fatos de inquestionável interesse público, os profissionais do império de comunicações da família Maiorana são obrigados a me ignorar.
Não é uma atitude sensata, além de entrar em contradição com a linha editorial que a Rede Globo tem procurado adotar e estimular que seja seguida pelos seus afiliados, como o grupo Liberal no Pará. Mas pelo menos os temas deviam ser retirados desse índex medieval. O resultado dessa cegueira imposta é que não só os brasileiros não conhecem a Amazônia: ela também é uma incógnita para os seus próprios habitantes. A imprensa não se presta ao trabalho de fazer a apresentação.
Ver jornalista do porte de Lucas Mendes se interessar, a partir de Nova York, pelo que faz um repórter do front amazônico, dá uma sensação ao mesmo tempo estranha e reconfortadora. Confirma uma noção que às vezes se torna fantasiosa: de que o mundo gira e a Lusitana roda independentemente dos que se consideram donos da maior fronteira dos recursos naturais do planeta, como se fossem senhores feudais, de baraço e cutelo, com direito sobre a vida e a morte, a fala e o silêncio, o pensamento e o vazio.
Ainda bem que o mundo é maior – e mais atento”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Demir, já imaginou a cena : Os Maiorana tendo que "aceitar" a imagem do LFP na repetidora deles ? Em 27.12.12, Marabá-PA.