Pages

domingo, 2 de setembro de 2012

Igreja Católica 'parou há 200 anos', diz cardeal italiano

No Blog de Manuel Dutra:



Cardeal Martini, morto anteontem
A Igreja Católica está "200 anos atrás" dos tempos atuais, disse o cardeal italiano Carlo Maria Martini, que morreu na sexta-feira aos 85 anos
Da BBC Brasil
O cardeal Carlos Maria Martini deu entrevista no começo de agosto e morreu na sexta-feira.
A Igreja Católica está "200 anos atrás" dos tempos atuais, nas palavras do cardeal italiano Carlo Maria Martini, que morreu na sexta-feira aos 85 anos.
A opinião do religioso – que chegou a ser citado como cotado ao papado – foi dada durante a sua última entrevista, gravada em agosto e publicada pelo diário Corriere della Sera, de Milão.
Milhares de pessoas vêm prestando as suas últimas homenagens a Martini na catedral de Milão, onde ele foi arcebispo por mais de 20 anos, até se aposentar em 2002, já sofrendo do Mal de Parkinson."A nossa cultura envelheceu, as nossas igrejas são grandes e vazias e a burocracia eclesiástica está crescendo, os nossos ritos religiosos e vestimentas são pomposos", afirmou o cardeal na entrevista, em que propôs uma mudança de direção radical.
Em sua última entrevista, o cardeal afirmou que muitos católicos perderam a confiança na Igreja Católica e defendeu, entre outras adaptações, uma postura mais generosa em relação aos divorciados.
Além disso, ele pediu que a mudança comece no topo com uma "transformação radical, começando pelo papa e seus arcebispos".
Escândalos sexuais
Martini tinha voltado à Itália recentemente, depois de passar os últimos se aprofundando em estudos bíblicos em Jerusalém.
"Os escândalos sexuais envolvendo crianças nos obrigam a uma viagem de transformação", disse Martini, referindo-se às várias acusações de pedofilia que surgiram contra líderes católicos nos últimos anos.
O popular cardeal jesuíta era considerado liberal em diversos aspectos e foi muito respeitado pelos papas João Paulo II e seu sucessor, Bento XVI.
Analistas dizem que ele ficou conhecido como crítico corajoso durante a sua passagem pela maior diocese da Europa.
Ele não se furtava a tocar em temas que muitos no Vaticano consideram tabu, entre eles, o uso de preservativos para combater a Aids na África e o papel das mulheres no clero.
Em 2008, ele chegou a criticar a proibição da Igreja à contracepção, afirmando que a postura possivelmente afastou muitos fieis. Dois anos antes, ele declarara publicamente acreditar que camisinhas são, em algumas situações, "o menor dos males".
No entanto, é muito incomum que um integrante do alto escalão do clero critique abertamente a forma com que a Igreja põe seus ensinamentos em prática.
Analistas afirmam que o papa agora tem pela frente uma decisão difícil: comparecer ou não ao funeral de Martini na segunda-feira – o que, para muitos, seria uma poderosa afirmação da unidade da Igreja Católica.O atual pontífice é conhecido por não premiar líderes católicos que se atrevam a questionar a doutrina.
A última entrevista do religioso foi dada no início de agosto a um jornalista e ao também jesuíta Georg Sporschill.O cardeal Martini foi um acadêmico e estudioso da bíblia respeitado, além de prolífico autor de livros populares sobre religião.

Um comentário:

Plinio Pinheiro Neto disse...

Caro amigo e colega.

Religião é um assunto extremamente polemico, bem ao contrário de cristianismo.A confusão sempre se faz em tôrno da religião, jamais em tôrno de JESUS CRISTO.O substantivo religião, vem do latim "religio".Para o escritor cristão Lactâncio (330 dC) a palavra "religio" viria do verbo "religare".Seria, ligar de novo, estabelecer novo laço do homem com DEUS.Portanto a polemica se faz em torno do caminho a se percorrer para esta religação.O mundo diz que todos os caminhos levam a Deus, proclamando um absoluto engano e JESUS, diz "Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai senão por mim", proclamando uma eterna e única verdade.Se o caminho da religação for através de JESUS, tudo bem, porém, se for através dos mil caminhos apontados pelo mundo, teremos um milhão de confusões.