Pages

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A quem as pesquisas eleitorais enganam em véspera de eleição?

No Contraponto


Em Marabá, Ibope registra pesquisa mas não divulga resultado.

A guerra de números em que se transformou a disputa pela prefeitura de Marabá terá novos capítulos nos próximos dias. Depois que a Doxa Comunicação divulgou sua apuração mostrando que João Salame (PPS) ultrapassou o até então favorito Tião Miranda (PTB), aguardava-se com ansiedade os números do Ibope Inteligência. A empresa registrou sua pesquisa (PA-00108/2012) no dia 8 deste mês e garantiu que apresentaria os resultados no dia 13. Passados 4 dias, uma eternidade no processo eleitoral, até agora o Ibope mantém silêncio.
Há quem tenha explicação para tanto mistério.
O blog foi informado que, pelos números do Ibope Inteligência, João teria realmente tirado toda a diferença que o separava de Tião Miranda. Depois de mostrar uma pesquisa do Ibrape com 40 pontos percentuais à frente, pegaria muito mal reconhecer o empate.
Por falar no Ibrape, o instituto pediu registro de nova pesquisa - protocolo n° PA-00128/2012 - em Marabá no dia 13 deste mês. Promete divulgar os resultados amanhã, dia 18, depois de entrevistar 488 eleitores. A pesquisa será realizada apenas na zona urbana da cidade.
Enquanto novas pesquisas registradas não são divulgadas algumas sem registro circulam. Em uma delas, amplamente comentada em Marabá, João já teria mais de 8 pontos de frente sobre o "candidato do Jatene".  

4 comentários:

Anônimo disse...

Poeta, eu soube, não sei se procede, que o resultado apontado pelo Ibope confirma o empate. Portanto, não justificaria o resultado das pesquisas anteriores. Mas, vamos aguardar. Saudades de você.

Ademir Braz disse...

Pois é... Talvez isso também seja uma estratégia, né, Bela? Burra, mas estratégia.
Mas estou surpreso: aguardava comportamento mais profissional da retaguarda publicitária do homi e... Falta gás? Uma passada no botequim da esquina, que vende butijão, pode ser um dijutorio rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

É poeta o Omi se acomodou com sua vantaje e dormiu emcima do rabo, quando acordou atuduardo foi para na praia, quando chegou la ja não tinha mais o povo, o povo sumiu, eo rio secou, e agora Tião? tu vai para onde? se vc não daeu atenção ao povo, so le resta agora a valça da solidão.

Anônimo disse...

Engano seu caro amigo. A pesquisa do IBOPE confirma que Tião está na frente (com cerca de 12 a 15 pontos). Não foi divulgada (ainda) porque uma das coligações contrárias ao ex-prefeito tenta barrar na justiça a referida pesquisa. Aguarde-se para sábado a publicação.