Pages

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A que ponto nós chegamos em Marabá!...

No CORREIO DO TOCANTINS
11/09/2012
 Escola dispensa alunos mais cedo por falta de merenda 

De acordo com denúncia encaminhada ontem, segunda-feira (10), ao CORREIO DO TOCANTINS, em diversas escolas da rede municipal os alunos estão sendo liberados mais cedo das salas de aulas por falta de merenda escolar. Segundo uma funcionária da Escola “José Mendonça Vergolino”, que pediu para ter a identidade preservada, desde a volta às aulas, em agosto último, está faltando merenda naquela unidade de ensino.
A Reportagem do CT foi até a escola e flagrou alunos sendo liberados antes das 11 horas, porque não havia merenda para distribuir às crianças, confirmando as palavras do denunciante.

“Às vezes falta o lanche, hoje [ontem], dia 10, por exemplo, não tem. Acontece de colaborarmos para completar a merenda. Desde volta às aulas o quadro se complicou”, afirma a funcionária, complementando que o setor responsável pela merenda escolar, na Secretaria Municipal de Educação, disse que o problema é na demora da licitação.
Ela explica, por exemplo, que se tem o frango os funcionários da escola “fazem vaquinha” para comprar o arroz. “Se tem suco, chega a faltar o açúcar, mas não é constante essa situação. Semana passada teve merenda durante três dias normalmente”, contemporiza.

COM FOME
A estudante Viviane Ferreira Soares, de 9 anos, cursa o 4º ano na Escola "José Mendonça Vergolino". Ela reclama da escassez de merenda escolar. “A gente passa muitos dias sem merendar, nós não conseguimos quase assistir aula sem merendar. A gente se treme de fome e a letra fica feia, a nossa professora briga porque nossa letra sai muito ruim. Quando não tem merenda, nós voltamos cedo pra casa, como hoje, que não teve merenda”, lamenta Viviane.
Camile Barboza Brasil também de 9 anos  também cursando o 4º ano, disse que nem sempre pode lanchar na escola.

“Não são todos os dias que tem comida na hora do lanche”, reclama ela.
Quem compartilha da mesma opinião que Viviane e Camile é o aluno Júlio César Ribeiro, da mesma idade é série: "Nem todos os dias eu merendo, hoje não teve, eu acho que está incompleta a merenda. Aqui é uma escola pública, não acho isso certo, a merenda estar em falta. Quando chego em casa não tem gente para fazer o almoço aí fico com fome. Já teve de três dias de ficar sem merenda”, queixa-se Júlio.

OUTRO LADO
O Jornal entrou em contato com o secretário municipal de Educação, Nells Rodrigues, sobre a reclamação da falta de merenda escolar nas unidades de ensino municipais. Ele confirmou a falta no tocante a alguns itens como açúcar, óleo, arroz etc.
Nells explica que esses produtos estão em falta porque a empresa que ganhou a concorrência para o fornecimento desses itens se recusou a entregar "por motivos administrativos". Como solução, o secretário municipal de Educação disse que a Semed (Secretaria Municipal de Educação) optou por fazer um cardápio alternativo na falta desses produtos.

Nells esclarece ainda que cerca de 30% da merenda escolar vem da agricultura familiar. “Estamos abastecendo com os itens que estão disponíveis pelas outras empresas e com a agricultura familiar, até a licitação, que vai acontecer dia 13”, lembra ele, acrescentando que a falta de merenda escolar não acontece por motivos financeiros e sim, “por uma questão de processo administrativo”. (Emilly Coelho)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ademir,hoje perguntei a uma cordenadora da escola onde minha filha estuda o porquê de os alunos estarem sendo liberados mais cedo e uas destas me respondeu que o motivo seria planejamento dos professores.Por que não dizem logo a verdade aos pais e falam que é por causa da falta de merenda aos alunos...Simples é só comparar!