Pages

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Verdadeira mamata

Deu n'O Mocorongo:
Deputados querem trabalhar só 2 dias no mês para
participar de campanha

Os deputados voltaram ao trabalho ontem e a primeira missão pós recesso será decidir sobre a redução ainda maior das sessões sob a justificativa de que precisam atuar nas campanhas eleitorais municipais. Uma das propostas já posta na mesa é limitar os encontros em plenário a uma vez a cada quinze dias. Apesar da jornada de dois dias mensais, eles continuariam recebendo os mesmos vencimentos.

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Manoel Pioneiro (PSDB), anunciou ontem que tratará do assunto com as lideranças dos 17 partidos com assento no legislativo após a sessão da próxima terça-feira. Ele disse a jornada será definida pela maioria.

Uma das propostas já manifestadas a Pioneiro partiu da deputada Bernadet ten Caten (PT). Ela sugeriu que as sessões passem a ser quinzenais. A parlamentar não é candidata, mas seus deslocamentos para Marabá são constantes por causa da campanha de seu marido, Luiz Carlos Pies, candidato a prefeito de Marabá. Outra proposta é eliminar as sessões de terça-feira para que, durante o segundo semestre, os deputados só sejam obrigados a comparecer ao plenário às quartas. Pioneiro disse achar a redução desnecessária, mas justificou que há um apelo de outros deputados. "Eles acham que eu estou muito próximo de Ananindeua, mas tem uns que estão mais distantes", disse sobre os apelos se sustentarem no fato dele ser candidato pela cidade vizinha a Belém, enquanto outros disputam prefeituras em municípios distantes da capital paraense.

Dos 41 deputados, nove são candidatos a prefeito, sendo dois à prefeitura de Belém, três à de Ananindeua, dois à de Marabá, um à de Castanhal e um à de Santarém. Os demais apenas apoiam aliados, comportamento que, na avaliação de Pioneiro, é natural porque todos vivem de eleições. "A política não ocorre só de quatro em quatro anos", frisou. Atualmente, os deputados eleitos para a tarefa parlamentar só precisam comparecer às sessões de terças e quartas-feiras, entre as 9h e as 13h. Esse regime é permitido pelo Regimento Interno da Alepa, mas apenas como excepcional para os anos de eleições. Um acordo de lideranças já fez com que ele se tornasse regra. Ontem, a primeira sessão do semestre e única desta semana reuniu 20 dos 41 deputados.

Nenhum comentário: