Pages

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Morre Dom José Foralosso

No blog do Cara Feia:

Depois de exatos 2 meses e 17 dias internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, às 12h50 desta quarta-feira (22) veio a óbito o Bispo emérito de Marabá, Dom José Foralosso.

Hospitalizado desde o dia 5 de junho por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o religioso teve o quadro clínico agravado porque ao cair, bateu com a cabeça em um dos degraus da escadaria que dá acesso ao altar do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, situado na Folha 16 da Nova Marabá.
Mesmo já estando aposentado, a pedido, o bispo nesse dia realizava atividade religiosa no Santuário.
É onde o corpo está sendo velado.
O corpo será sepultado às 16h desta quinta-feira na Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Marabá Pioneira, seguindo todos os ritos como manda a tradição da Igreja Católica.
Muito antes de cair enfermo, Dom José Foralosso, italiano de Cervareze Santa Croce, já havia manifestado desejo de permanecer para sempre em Marabá, mesmo depois que morresse.
Foralosso desembarcou em Marabá em janeiro de 2000 e, em 26 de fevereiro desse mesmo ano assumiu oficialmente a Diocese do sudeste do Pará, com sede neste município.
Religiosos começam a se aglomerar no Santuário para o último adeus  a Dom José (foto: Claudionor Peixoto) 

Um comentário:

Pastor Plinio Pinheiro Neto - Igreja Fonte de Água Viva disse...

Caro amigo e colega.

A morte física de Dom José, constitui-se em sentida perda para todos nós que vivenciamos o dia a dia da dos trabalhos de evangelização em Marabá. Homem simples e humilde, não obstante a sua profunda cultura, adaptou-se ao nosso meio com facilidade e fez-se amado e respeitado por quantoa tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Pacificador por natureza, sempre teve uma palavra de sabedoria, conforto e conciliação nos tantos momentos críticos em que foi chamado a participar.Sabedor de que também sou Pastor, certa vez em uma tensa reunião da Vara Agrária de Marabá, onde eu representava a OAB/PA, virou-se para mim e disse que nós, como homens de DEUS deviamos ter uma postura de aconselhamento e busca de solução harmônica e conciliatória, naquele dificil momento.Agora, "rompido o fio de prata" e "quebrado o cântaro ao pé da fonte", os portais da glória se abriram e as trombetas dos anjos o anunciaram" na mansão celestial.Marabá sentirá, por muito tempo, a falta do seu peculiar jeito de ser.