Pages

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cara de pau ilimitada

No Contraponto Marabá:


Governo Jatene vai instalar IML em

 Parauapebas, mas quem paga a conta

 é a prefeitura!

Com o atraso habitual e depois de inúmeros pedidos formulados por autoridades municipais, finalmente o Governo do Pará resolveu atender aos apelos e Parauapebas terá um núcleo avançado do Centro de Perícias Criminais (CPC) "Renato Chaves". A "obra", claro, será de Jatene, mas a prefeitura de Parauapebas pagará a conta. Veja porquê.
É isso que prevê o Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre o “Renato Chaves” e a Prefeitura Municipal de Parauapebas aprovado hoje (14) pelo Comitê Integrado de Gestores da Segurança Pública (Cigesp).
Poderão ser feitos no núcleo os procedimentos realizados pelo Instituto Médico Legal (IML), que disponibilizará os serviços de Perícia no Vivo como lesão corporal e crimes sexuais, além de Perícia no Morto, com os trabalhos de necrópsia e remoção cadavérica. Já o Instituto de Criminalística (IC) oferecerá as perícias de local de crime contra a vida, dosagem alcoólica e constatação e definitivo de drogas, para fins de flagrante. Perícias mais específicas, que precisem de análises mais detalhada, continuarão a ser encaminhadas à sede do Centro, em Belém.
Pelos termos do convênio, a Prefeitura de Parauapebas deverá ceder um espaço físico, com estrutura e adaptações necessárias para a realização dos serviços de perícias IC e IML, além de disponibilizar 26 servidores públicos, entre auxiliares de Enfermagem, motoristas, vigilantes, assistentes administrativos, peritos criminais e médicos para a qualificação e capacitação dos técnicos que vão atuar no órgão.
Com os cofres do Parazão cada vez mais vazios, Jatene cria uma espécie de "franquia" com as prefeituras endinheiradas. O Governo do Estado entra com o "treinamento" e o "nome de fantasia"; as prefeituras (só aquelas que podem, é claro) entram com prédio, funcionários e custos de manutenção. Coisa que chegará perto de milhão de reais ao ano.
É o preço que Parauapebas terá que pagar para livrar as famílias dos falecidos da indignidade de ver o de cujus sendo levado de Parauapebas para Marabá, onde o cadáver espera por horas a fio a necropsia, para só então ser liberado para velório e sepultamento.
Quando em dezembro do ano passado mostrávamos o Parazão quebrado, sem recursos e sem vontade para investir na região do Carajás, a turma de Jatene tentava por todos os meios desqualificar os números que exibíamos.
Infelizmente, a cada dia que passa fica mais patente a inviabilidade do Parazão. Sem dinheiro sequer para manter um mísero núcleo do IML, Jatene acaba de inventar o "franchising público". 
Lógico que Jatene incluirá o Núcleo do CPC de Parauapebas entre suas realizações. Deve ser uma delícia fazer aceno com chapéu dos outros! Jatene "faz" a obra, o candidato dele à prefeito de Parauapebas espera capitalizar algum voto com isso e a prefeitura de Parauapebas paga a conta.
Como diria seu Chico, dono do boteco aqui do lado, "muito bonito, isso..."



Nenhum comentário: