A Vale tem divulgado que está discutindo com as comunidades
do entorno da área de duplicação da ferrovia para implantação das
infraestruturas de seu interesse, mas parece não ser verdade que as comunidades
tenham sido ouvidas e levadas em consideração, porque tanto o túnel que está
sendo construído como a passarela que foi construída são obras desastrosas.
No caso do Túnel,
em vez de resolver o problema vai é criar mais problemas, porque o espaço será
para passagem de veículos, pedestres e animais. E apenas um túnel não é
suficiente para atender a necessidade de locomoção dos moradores dos diversos
bairros. As pessoas dos bairros Araguaia, Km 07 e Araguaia, vão ter percorrer
uma grande distancia para saírem de um bairro para outro. Para piorar a
situação, a Vale está construindo um muro ao longo da ferrovia, o que vai
apartar um bairro do outro.
No caso da Passarela,
construída no bairro Nossa Senhora Aparecida(Coca-cola), trata-se de uma aberração:
se o engenheiro responsável pela obra tivesse um ente querido morando em um dos
bairros e tivesse que se deslocar todo dia, sei que ele não teria construído
aquele monstro.
A Passarela foi
construída com sete rampas de cada lado, com inclinação em torno de 30 graus,
medindo 20 metros de comprimento cada uma. Para atravessá-la, uma pessoa sadia
gasta em tono de 10 minutos.
De que as pessoas reclamam?
Do tempo que gastam para atravessar a passarela;
tem pessoas que ficam tontas devido a altura;
mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos e
crianças sofrem com as subidas e descidas das rampas;
os assaltos e roubos são frequentes;
pessoas já perderam bicicletas e celulares;
falta de segurança, principalmente à noite.
O bueiro está acima do nível da área lateral e, por isso, a
área continua alagada mesmo depois da passagem do período chuvoso. Uma horta,
que era plantada por dois moradores, já não pode mais ser cultivada e com isto eles
perderam sua fonte de renda.
Estes são os benefícios que a Vale disponibiliza para as
populações ao longo da ferrovia, além do atropelamento e morte das pessoas. Só
este ano já foram duas pessoas mortas em Marabá.
CEPASP, CPT, FEAB,
MST, PJ e Movimento Debate e Ação.
Um comentário:
Ademir,
Já vi tambem esta aberração e te digo que está totalmente errada esta concepção de engenharia para solucionar este problema.
O certo é criar um tunel abaixo e as pessoas transitem pelo mesmo nivel da rua ou um pouco mais acentuada.
No caso do tunel, como melhor solução. o trem passaria por baixo, assim como o viaduto da BR, só que seria aprofundado antes de chegar a profundidade ideal.
Poderia até mesmo elevar o viaduto um pouco acima do nivel da rua, mas evitaria aquela estrutura de ferro, que chamam passarela. PassaMalNela.
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