Pages

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Direito do Campus de Marabá recebe Selo de Qualidade da OAB


A Faculdade de Direito do Campus de Marabá recebeu, pela segunda vez consecutiva, o “Selo OAB Recomenda”, premiação concedida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aos melhores cursos de Direito no País. Como reconhecimento do mérito, a Universidade Federal do Pará fez a entrega do certificado à Direção do curso.
A entrega foi realizada na última reunião do Conselho Superior de Administração (Consad/UFPA), pelo vice-reitor Horácio Schneider à professora Hildete dos Anjos, coordenadora do Campus de Marabá. A Faculdade de Direito de Belém também foi contemplada com a certificação de qualidade da OAB, entregue ao diretor do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Antônio José de Mattos Neto.
Dos 1.210 cursos de Direito existentes no País, 89 foram recomendados a receber o Prêmio da OAB. A avaliação dos cursos foi feita por uma Comissão Especial, formada por advogados, que são professores e especialistas em Educação Jurídica, a partir dos resultados obtidos pelos alunos nos Exames da Ordem e no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009.
O Selo OAB está na quarta edição e é concedido pela entidade de quatro em quatro anos. A terceira edição ocorreu em 2007, quando a Faculdade de Direito de Marabá foi contemplada pela primeira vez.
“Fomos o único curso de Direito do interior do Estado a ganhar o prêmio da OAB e um dos três do Estado do Pará, como um todo (além da FADIR-UFPA/Marabá, ganharam o Selo de Qualidade da OAB de 2011 a FADIR-UFPA/Belém e o CESUPA). Também recebemos, em 2011, o Prêmio Quatro Estrelas da publicação nacional Guia do Estudante, da Editora Abril”, comemora o professor Marco Alexandre Rosário, diretor da Fadir/ Marabá.
Demanda – Entre os cursos ofertados no Campus de Marabá, o de Direito é o mais procurado nos Processos Seletivos da UFPA, com a oferta de 42 vagas. A expectativa da Direção da Faculdade é dobrar este número nos próximos anos.
O curso de Direito do Campus Universitário de Marabá-UFPA foi criado em 1994, sendo o terceiro do País. Ao longo de 18 anos, a FADIR/Marabá passou por vários problemas, sendo o principal deles a falta de professores em seu quadro docente.
Atualmente, são nove professores efetivos, um doutor, sete mestres e uma professora graduada. Segundo o professor Marco Alexandre, o esforço da Direção da Faculdade tem sido para a criação de um Programa de Pós-Graduação em Direito, a ser implantado na nova Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESPA), já que, em 2014, o quadro de docentes passará para cinco professores com doutorado.
“A Direção da FADIR/Marabá está propondo, inclusive, a criação do Instituto de Ciências Jurídicas na nova estrutura da futura Universidade, justamente para que possamos criar o curso de Mestrado em Direito, em Marabá”, destaca o professor.
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Nenhum comentário: