Pages

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A rasteira dada no Cametá

Mapará ao ponto

Por Francisco Sidou, jornalista.
A bela e merecida conquista do time de Cametá, que encheu de  orgulho a brava gente  da terra dos Romualdos, não merecia ser manchada com a nódoa da tibieza revelada pela decisão autocrática  do pequeno títere que se intitula presidente do clube,  ao renunciar em favor do Remo o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão. 
Povo de tantas tradições na história do Pará,  os cametaenses mal tiveram tempo de festejar a chegada de seus heróicos filhos e  se quedaram perplexos e revoltados com a furtiva "negociação" promovida pelo presidente do brioso campeão paraense de futebol/2012, nas caladas da noite de domingo, logo após a memorável conquista. Esse fato é emblemático da falta de sensibilidade de  "cartolas"  que fazem do clube trampolim para negociações políticas, transações comerciais, tráfico de influência  e outros  interesses nem sempre confessáveis. A falta de profissionalismo na gestão dos clubes de futebol costuma produzir tais distorções. Clubes  de massas como Remo e Paysandu, movidos pela paixão de milhões de torcedores, infelizmente, acabam despertando a cobiça de dirigentes despreparados, tal a oportunidade que oferecem para promoção pessoal e culto a personalidades medíocres diante da exposição aos holofotes da mídia. Tais dirigentes não se preocupam com ações de planejamento nem com a preparação das escolas de base, que poderiam se tornar berçários de futuros craques do futebol, com projeção nacional, como Giovanni e Ganso, jogadores paraenses de nível de seleção  brasileira, só revelados "lá fora".  Preferem contratar "bondes" em final de carreira, sem qualquer identidade com os valores da cultura paraense, que buscam apenas "se dar bem" ganhando altos salários, onerando as finanças dos cl ubes e desestimulando os jovens jogadores que sonham jogar no time principal ,  sempre barrados pelos "medalhões" arrivistas. Remo e Paysandu mantem escolas de base, onde são revelados talentos promissores, mas que não ficam em Belém, pois "olheiros" do sul do país  logo os descobrem,  negociando-os com grandes clubes do Brasil e até do exterior. Os clubes que investiram neles nada ganham, por falta de competência  e de visão empresarial de seus dirigentes. 
Ao invés de ganhar dividendos investindo em futuros craques,  os clubes paraenses acabam se enrolando cada vez mais com  ações trabalhistas em cascatas interpostas pelos mesmos "bondes" come-e-dorme que importam de outras plagas, onde não  tem vez nem mais como reservas.  Táticas de gestão empírica e desastrada  que estão levando nossos clubes a colher pífios resultados em campo,  descendo  ladeira abaixo na escala de Divisões, sem calendário de jogos para o resto do ano,  a não ser amistosos caça-níquel  no interior, onde, aliás, também deixaram de ser  atração , pois desde 2011 o melhor futebol no Pará vem sendo  praticado justamente pelos times interioranos.  Por que será ? O que dizem  nossos colegas  jornalistas esportivos sobre esse "fenômeno",  hein Sérgio Noronha ?  
Dizia o saudoso  mestre Edyr Proença que "opinião não se discute". Mas, às vezes se lamenta. É o caso de alguns analistas que tem procurado justificar esse gesto  lamentável do sr. Peixoto "vendendo" uma conquista gloriosa de seu time sob a alegação de qua faltam recursos financeiros ao brioso  Mapará para disputar os jogos do Campeonato Brasileiro em outras cidades pelo Brasil afora. Ora, senhor Peixoto, sonhos não se vendem nem se alugam. O senhor brincou com os sentimentos e os brios de todo o bravo povo cametaense jogando pela janela da insensibilidade os louros de uma épica conquista.  Tem coisas que não se pode medir  apenas pela ótica do vil me tal.O futebol é movido sobretudo pela paixão. Paixão que também pode mover  montanhas de dinheiro quando canalizada para ações positivas de marketing esportivo.
Se o prefeito de Cametá não pode ajudar, com medo de ser enquadrado na Lei de Responsabilidade (?) Fiscal, então por que não recorrer a empresas privadas e ao bravo povo cametaense através de uma campanha de marketing com o objetivo de conseguir os meios necessários para viabilizar a participação honrosa do Cametá no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão ? Por que não convocaram o Gerson Peres, filho ilustre e grande defensor de Cametá, para liderar essa campanha ? Com certeza, ele não só toparia como ainda iria arregimentar muitos outros colaboradores e doadores voluntários para essa nobre causa.
O episódio da renúncia ao direito conquistado em campo pelos bravos jogadores do Cametá, com heróico  empenho, suor, amor e lágrimas, também expõe a indigência dos cartolas do futebol paraense. Falta-lhes não só competência,  mas, também, iniciativa, criatividade, engenho e arte. Não por acaso perdemos a Copa 2014 para Manaus. Aliás, não perdemos para Manaus. Perdemos para nós mesmos. 

Nenhum comentário: