Pages

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ATO EM MEMÓRIA DE JOSÉ CLÁUDIO E MARIA





No próximo dia 24 de maio, completará um ano do assassinato de José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, crime ocorrido no interior do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, no município de Nova Ipixuna/PA.
Para reviver a memória e luta do casal de extrativistas, exigir a punição dos responsáveis pelos crimes e segurança das lideranças que atuam no assentamento, a Associação do Assentamento, o STTR de Nova Ipixuna, a FETAGRI regional e a CPT de Marabá, organizarão um ato  no interior do Assentamento, na quinta feira, dia 24 de maio a partir das 10:00hs.
O ato será realizado no local onde o casal foi assassinado e, em seguida, haverá uma visita à casa onde o casal morava e encontro com lideranças locais.(FREC)

Um comentário:

JOSE TRINDADE disse...

José Maria chega a Belém na manhã desta sexta-feira
Suporto mandante do assassinato de Fábio Teles chega algemado em Belém e deve dar imediatamente seu depoimento a polícia

Chegou no final da manhã de hoje (18), por volta do meio dia, no aeroporto Internacional de Belém, José Maria Mendes Machado, suporto mandante do assassinato do advogado Fábio Teles Santos. José Maria foi preso na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Ele é a sexta pessoa envolvida no crime a ser capturado pela polícia. Os outros cinco homens envolvidos foram presos em julho e agosto do ano passado. Com esta prisão, a Polícia Civil encerra as investigações acerca do caso. O crime ocorreu na noite de 21 de julho de 2011, na casa do advogado, na Travessa Brasil, aqui em Cametá. A vítima estava junto com o filho, quando foi chamado pelos pistoleiros, ao atender a porta foi executado com nove tiros: três na cabeça, três nas costas e outros três nas pernas e braços. Fábio Teles dos Santos não teve tempo para reagir. O filho dele está recebendo acompanhamento psicológico. Supostamente, o crime foi motivado por causa de ações trabalhistas ganhas e ajuizadas contra o mandante, o mineiro José Maria, mais conhecido como Zé Maria. A presidente de Comissão de Atividades Policiais da OAB-PA, a advogada Ivanilda Pontes, foi a primeira a ser comunicada da prisão. Ao ser avisado sobre a prisão, o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, fez questão de agradecer ao delegado geral da Polícia Civil do Estado, Nilton Atayde, pelo esforço empreendido pela polícia para a prisão. Segundo Vasconcelos, desde o início desse caso, e mesmo fora da Ordem, no período da intervenção, ele estava acompanhando o caso. Assim mesmo a polícia, que em nenhum momento deixou de trabalhar até prender o suspeito. “No mesmo dia do assassinato o delegado destacou uma equipe para acompanhar o caso. Isso culminou com a prisão de vários envolvidos no caso em uma semana”, disse Jarbas. Para o presidente, ações como esta da Polícia Civil deve servir de exemplo para que nenhum caso fique sem solução. “Esse caso é emblemático para nós, como uma gravíssima violação das nossas prerrogativas, pois pela primeira vez na história do Brasil, um advogado, no estrito exercício de sua profissão, foi assassinado covardemente. Esse motivo revoltou e comoveu toda a classe advocatícia do estado.” “Esta seccional, como defensora árdua dos direitos e prerrogativas dos advogados e com o objetivo de zelar para que casos como esse não se repitam, louva a atitude e o empenho da polícia na punição exemplar de todos os envolvidos”, concluiu.


Fonte: Polícia Civil