Pages

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cuidados com a enchente

Em processo iniciado esta semana, a Defesa Civil de Imperatriz começou a atualização do cadastro das famílias ribeirinhas. Trata-se de trabalho preventivo,quanto ao levantamento de dados exatos sobre as condições das famílias que vivem nas regiões próximas ao Rio Tocantins.
Esse trabalho vem desde 2009, a partir de quando a prefeitura passou a servir-se dele para preparar os alojamentos para atingidos pela cheia do Tocantins. Os abrigos, em Imperatriz, dispõem de atendimento médico e farmácia, cestas básicas e transporte para as crianças em idade escolar. Tudo pago pela prefeitura.
Segundo a coordenação da Defesa Civil, do Estado são recebidos medicamentos e, do governo federal, itens como toalhas, mosquiteiros, filtros e outros. Porém, nenhum centavo para as despesas.
Tributário das chuvas que caem nos afluentes e reservatórios das hidrelétricas (Serra da Mesa (GO), Lajeado (TO) e de Estreito (MA), a montante, e Tucuruí (PA) a jusante, o Tocantins está enchendo, como todos os anos neste período, não se descartando inundações de bairros e comunidades ribeirinhas.
Em Marabá, quase nada se comenta oficialmente sobre uma possível enchente em 2012. Se ela vier, talvez o poder público venha limitar-se às providências de última hora – como tem sido ao longo desses últimos seis anos.


4 comentários:

Anônimo disse...

se marabá, essa potência econômica, não oferece esses abrigos nesses moldes que você cita, Imperatriz, uma cidade pobre ao extremo, vai poder?! você realmente não gosta do prefeito. Conta outra, vai.

Anônimo disse...

...e por falar em IPTU, essa prefeitura de Marabá virou uma zorra total, no IPTU o prefeito colocou um tal Davi, que ninguém conhece,os comentários dizem que ele reside em Brasilia e so fica na Sec. de Gestão Fazendária, dois dias, deixa o filho pra passar os pano na sec. enquanto ele fica em Brasília.MP deveria investigar o que tá havendo por lá...uma sacanagem o cara so quer o dinheiro do município, mas nao tem compromisso nenhum com Marabá.Esse Davi tem que pegar um chute pra longe, pra deixar de faz d conta...

Ademir Braz disse...

Imperatriz tem prefeito, anônimo das 16:02. Pelo menos nesse aspecto. E Marabá "potência econômica" é história para boi dormir. Abra os olhos e veja a falência do distrito industrial, a falta de pagamento de fornecedores, pela prefeitura; o alto grau de inadimplência no comércio; a quantidade assustadora e cada vez maior de casas com placas de "vende-se" ou "aluga-se"; a montanha de ações de execução (por falta de pagamento, claro) e de busca e apreensão de veículos (não pagos) que rola no Judiciário.
"Potência econômica"? Tás brincando!?

Anônimo disse...

sem comparação de marabá e imperatriz. tu sabe que marabá é uma das cidads mais ricas do brasil, enquaçnto imperatriz é uma das mais pobres, que vive em torno do pagamento dos servidores e aposentados. o pib daqui é pelo menos 8 vezes maior do que de lá.