Pages

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Não perca o rumo do SIM!


10/11/2011
 Eleitores têm locais de votação alterados

Eleitores de Marabá lotados na 23ª ou na 100ª Zona Eleitoral devem ficar atentos para não levarem um susto na hora de exercer o voto no dia 11 de dezembro, quando do plebiscito. É que algumas seções precisaram ser remanejadas para outros locais, devido a problemas nos pontos sempre usados, como escolas em reforma ou o prédio antigo da Câmara de Marabá, Palacete Augusto Dias, que está fechado, no momento. De outro lado, a Justiça corre contra o tempo para conseguir dar treinamento a mesários da zona rural.
Segundo confirmaram nesta quarta-feira (9) ao CORREIO DO TOCANTINS os chefes de cartório Antônio de Araújo Moura Glênio de Souza Sales, as mudanças devem mexer com muitos eleitores. No caso do Palacete, que abrigava as seções 62 e 590, as mesmas vão para a Escola Judith Gomes Leitão, na Trav. Santa Teresinha, também na Velha Marabá.
Já as nove seções que sempre funcionaram na Escola Luzia Nunes Fernandes, na Folha 28 (509, 519, 523, 527, 541, 545, 551, 565, 573), estas vão para a Escola João Anastácio de Queiroz, na Folha 16, ao lado do Gaspar Viana. Aquela unidade escolar está fechada para reformas e não tem previsão de reinauguração.
Quanto a outro local de votação que congrega muitos eleitores e está em reforma, a Escola Anísio Teixeira, no Belo Horizonte, as seções 92 a 99, mais 216, 220 e 235, serão levadas para o prédio da Obra Kolping, na Av. Manaus.
PREPARAÇÃO
O trabalho é intenso para organizar o plebiscito que decidirá o futuro do Pará, consultando o eleitor sobre a redivisão do Estado em três unidades federativas. Os bastidores, no entanto, são os mesmos de uma eleição comum e são orientados por uma resolução do Tribunal Superior eleitoral, com datas rígidas.
A preparação de mídias para as urnas acontece no dia 21 de novembro na 100ª ZE e no dia 28, para a 23ª ZE. Já o carregamento das urnas será no dia 29, a partir das 8h30, no Cartório Eleitoral. Ambas as ações podem ser acompanhadas por representantes das frentes pró e contra Carajás e Tapajós, OAB, MPE e juízes eleitorais.
MESÁRIOS
A preparação de mesários é um capítulo à parte. Na área urbana tudo está saindo como o planejado, já tendo acontecido, no último final de semana, o trabalho de orientação para os da 23ª ZE, que compreende seções da Nova Marabá e Velha Marabá.
Quem perdeu essa oportunidade poderá participar do treinamento para mesários da 100ª ZE – Núcleo Cidade Nova –, que acontece neste sábado (12) e domingo (13). São três turmas: a primeira, às 9 horas do sábado, para primeiros secretários; a segunda, às 14 horas, para primeiros mesários e a terceira, no domingo pela manhã, para presidentes de mesa.
Já os treinamentos de mesários na zona rural estão suspensos devido a problema já exposto aqui no CT, de que a Justiça Eleitoral está sem transporte para levar a equipe para as vilas. Os veículos que estavam cedidos por convênio aos dois cartórios saíram de circulação por falta de pagamento da parte da prefeitura.
Quanto ao pagamento das diárias de quem dá o treinamento, já foi solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral o aporte de recursos do orçamento próprio do plebiscito. Seria uma verba complementar.
São 17 vilas que a equipe teria de percorrer e apenas cinco foram visitadas até o momento.
A 100ª ZE, por exemplo, tem 516 mesários, incluindo zona rural e o município de Bom Jesus do Tocantins. São 126 os mesários da zona rural e apenas 24 receberam treinamento.
Questionado sobre a falta de pagamento dos veículos que são cedidos para a Justiça Eleitoral, o prefeito Maurino Magalhães garantiu ontem ao CT que não se trata de nenhuma retaliação devido a sentença que ele recebeu de cassação de mandato. Para ele, esse é um problema administrativo e que vai sentar com “o pessoal da Justiça para conversar”. (Da Redação)

Nenhum comentário: