Pages

terça-feira, 13 de setembro de 2011

MPF/SP denuncia Edir Macedo


O bispo Edir Macedo e outros três mentores da Igreja Universal do Reino de Deus, foram denunciados pelo Ministério Público FederalSão Paulo – sendo indiciados por acusação a formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, o qual vem das ofertas dada pelos fiéis.
As investigações feitas apuraram que o grupo estaria usando dos serviços de uma casa de câmbio em São Paulo, para enviar dinheiro de forma ilegal para os Estados Unidos, entre 1999 e 2005.
Segundo a denúncia, os membros fiéis da IURD seriam vítimas de estelionato e os dirigentes e a diretoria da igreja costuma declarar a Receita parte do que arrecadam junto aos fiéis. Apenas entre 2003 e 2006 teriam declarado o recebimento de pouco mais de R$5 bilhões em doações, porém, segundo testemunhas, esse valor pode não ser o exatodado valor abaixo do real.
O ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa e o bispo Edir Macedo também estão sendo acusados por falsidade ideológica, pois incluíram composições societárias falsas nos contratos sociais de empresa do grupo da IURD.
foi apresentada no ano de 2009 pelo Ministério Público Estadual de São Paulo uma denúncia contra Macedo e oito dirigentes, mas processo foi anulado pelo Tribunal de Justiça, em outubro de 2010.
“Os pregadores valem-se da , do desespero ou da ambição dos fiéis para lhes venderem a ideia de que Deus e Jesus Cristo apenas olham pelos que contribuem financeiramente com a Igreja e que a contrapartida de propriedade espiritual ou econômica que buscam depende exclusivamente da quantidade de bens materiais que entregam”. Relata o procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira, que foi o autor da atual denúncia contra os líderes da IURD, ao utilizar fatos que foram levantados pela investigação do Ministério Público Estadual.
fora também - Nos Estados Unidos, a Justiça que em 12 de outubro próximo será iniciado o julgamento contra a brasileira Regina da Silva, ex-tesoureira da Igreja Universal do Reino de Deus, denominação acusada de fazer falsos empréstimos imobiliários e lavagem de dinheiro para a igreja.
Os supostos crimes teriam ocorrido de 1995 a 2001 e 2006 a 2008, mas descobertos em 2010, quando a promotoria apresentou uma acusação formal contra ela apresentando supostas provas. A denúncia foi considerada procedente pela justiça e o processo foi iniciado. Se condenada, a pena pode chegar a 30 anos de prisão. De acordo com a acusação as transações ilegais teriam chegado a 40 milhões de dólares americanos apenas com os empréstimos ilegais.
A tesoureira chegou a ser algemada, mas pagou a fiança estipulada em 10 mil dólares e não ficou presa. Ela se declara inocente.
A acusação tem relação com a investigação no Brasil contra a Igreja Universal também por lavagem de dinheiro e que envolve o Bispo Edir Macedo e outros 11 membros e ex-membros da cúpula principal da denominação. Esta investigação corre em segredo de justiça na Polícia Federal, por ser a nível internacional. (Fonte: Gospel+)

Nenhum comentário: