Pages

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mudou alguma coisa?


Para Gorbachev, comunistas linha-dura eram “verdadeiros idiotas”

O último secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, deu uma longa entrevista para a revista alemã Der Spiegel que consiste em um documento de verdadeiro valor histórico. Aos 80 anos, Gorbachev fala de sua saúde (ele foi operado três vezes nos últimos cinco anos), se diz apaixonado pela política, diz que a democracia vai prevalecer na Rússia e, mais que tudo, avalia (com muito arrependimento) algumas das decisões que tomou quando era o homem-forte da URSS.
No ponto alto da entrevista, Gorbachev é questionado sobre os avisos que recebeu do então presidente dos EUA, George H. Bush, sobre a possibilidade de ser alvo de um golpe, (que ocorreu há quase 20 anos, em 19 agosto de 1991), por parte de setores radicais do Partido Comunista soviético. Esses setores linha-dura não queriam a assinatura de um tratado que modificaria a relação entre as diversas repúblicas que formavam a União Soviética e que já estava pronto para Gorbachev assinar. Gorbachev ignorou os avisos de Bush, decidiu viajar para sua casa de campo e o golpe ocorreu. Revertido em três dias, o movimento linha-dura não conseguiu restabelecer o domínio comunista, e acabou por encerrar qualquer possibilidade de a URSS continuar existindo, o que na época era motivo de preocupação tanto nos Estados Unidos quanto na URSS e hoje é motivo de lamentação para Gorbachev:
Spiegel: Você não acreditou nele [Bush]?
Gorbachev: Os conservadores tinham anunciado várias vezes que queriam se ver livres de Gorbachev, e tinham tentado isso em vários comitês, mas sem sucesso. Naquele momento, tínhamos um programa anticrise, que era apoiado por todas as repúblicas. O novo tratado de união seria assinado em 20 de agosto, e um congresso extraordinário iria reformar o partido. Os oponentes da perestroika sofreram uma derrota, e então organizaram o golpe.
Spiegel: E você decidiu ir de férias para a Crimea em um momento como esse?
Gorbachev: Eu pensei que eles seriam idiotas de assumir tal risco precisamente naquele momento, porque seriam varridos também. Mas infelizmente eles eram verdadeiros idiotas, e destruíram tudo. E nós [reformistas] provamos ser semi idiotas, incluindo eu. Eu estava exausto após todos aqueles anos. Eu estava cansado e no meu limite. Mas não deveria ter saído [de férias]. Foi um erro.
Foto: Alexander Zemlianichenko/AP
José Antonio Lima

Nenhum comentário: