Pages

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Motosserra de Ouro para Kátia Abreu

Uma das orquestradoras do enfraquecimento do Código Florestal, a senadora ruralista Kátia Abreu (DEM-TO) acaba de ser surpreendida em Cancún por ativistas do Greenpeace e de movimentos indigenistas, que entregaram à fiel defensora das propostas de mudanças da lei ambiental o troféu Motosserra de Ouro.
Visivelmente constrangida, Kátia declinou do prêmioSem nenhum pingo de senso de humor, a senadora entrou muda e saiu calada do café da manhã no hotel onde está hospedada em Cancún.  Até seus assessores soltaram risadinhas e reagiram à ação ela tentou desprezar o que não poderia ser desprezado.
A condecoração serviu para lembrar aos ruralistas defensores do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que prevê alterações na lei, que essa proposta representa uma grave ameaça ao ambiente.
O projeto ruralista anistia desmatadores e reduz o tamanho da área que o proprietário de terra e o Estado estão obrigados a conservar para o bem públicoFazendas, dependendo do tamanho, ou serão dispensadas de ter árvores ou poderão ter menos do que devem atualmente.
Caso a proposta seja aprovada, ficará inviável para o Brasil honrar as metas de queda de desmatamento assumidas em Copenhague, na COP15, que prevêem a redução até 2020 de 36% a 39% de nossas emissões de gases-estufa.

Nenhum comentário: