Pages

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

De nada servem ciência e religiosidade num mundo de ignóbeis!

Numa sociedade produtora de inimagináveis constructos teóricos-científicos-tecnológicos, onde informações de todos os tipos circulam livremente em conexão global e são acessadas a baixo custo em qualquer casa digital, vivemos um tempo de profunda contradição: “os livros das estantes parecem servir para qualquer coisa, menos para serem lidos!”.
Não, este não é um discurso contra as tecnologias e em defesa da forma secular de sistematização e socialização de conhecimento, escrita à tinta no papel [livros!]. É uma tentativa da defesa do uso sábio das idéias! Tanto livros como computadores são instrumentos que de nada servem se os usuários não possuem capacidade real para manuseá-los na leitura e produção de idéias que levem a tomada de atitudes e ações humanas sensatas, criticas e criativas [a tal racionalidade!] sobre o mundo e na construção de uma sociedade mais justa e com melhores condições de vida para todos [o tal desenvolvimento!].
Da negação dos postulados científicos sobre a crise ecológica à afirmação do progresso sob olhos fechados aos impactos sócio-ambientais, por entre a construção de florestas de eucalipto carvão-em-pé surda aos alertas sobre os perigos da extinção da biodiversidade, diante do descaso geral sobre a expropriação do subsolo para interesse estrangeiro que gera a multiplicação de
sem-terras, sem-teto, sem-empregos, sem-renda, sem-futuro e trabalho escravo... Nesta região são tantos os exemplos das contradições que marcam à chamadaSociedade da Informação e do Estado de Direitos”!
Tantas são que algumas delas parecem inexpressíveis: em Marabá, no núcleo da Cidade Nova, no trevo da Avenida Tocantins com Rua Castelo Branco, sem consultar os moradores, árvores com 20 anos de idade [assim me disse uma moradora] foram derrubadas, trabalhadores do comércio popular e seus carrinhos de lanches desalojados, banquinhos de praça destruídos...
Pra quê?
Para instalar ali um quiosque de biblioteca pública! No trevo em meio ao barulho e a alta circulação de carros!
Sobre o sepulcro das árvores!
Sobre o desrespeito com a população!
Sobre a irresponsabilidade com os trabalhadores informais!
E no mínimo como ato de ignorância sobre as condições de segurança e acesso, logística e ambiente necessário a organização de um espaço de leitura pública! Tudo poderia ser feito em outro lugar, sem tais transtornos, ali mesmo, na esquina do SESI, aproveitando as calçadas largas, combinando o quiosque com a pequena árvore de flores vermelhas que habita e democratizando o acesso aos livros de forma sábia...
Mas talvez fosse pedir demais a inteligência dos que administram o município. São nos pequenos [inexpressíveis] atos que se constata a incapacidade de feitos grandiosos [governança]!
Quando os livros servem apenas de adorno na estante, as folhas caem, as árvores padecem, o povo sofre e, talvez por isso, até mesmo a Bíblia, lida mas não entendida, é tomada à justificativa deinsanidades e incompetências governamentais. Se Deus existe, por favor, nos socorra, Marabá e esta região precisa de uma ajuda extra-humana! (Evandro Medeiros - Professor da UFPA – Campus de Marabá)

Nenhum comentário: