Pages

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Imprensa visita Serra Pelada

Jornalistas estrangeiros vâo ao garimpo

Thomas Milz (ARD - Alemanha), Eleonora Gosman (Clarin - Argentina), Katia Bortoluzzi (La Stampa - Itália), Alexandre Rocha (Brazil-Arab News Agency - ANBA), Ricardo Panessa (Auto Bild/La Tercera - Chile), Roberto Cattani (ANSA - Itália), presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil, são os jornalistas estrangeiros, representados pela ANSA - Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil -, que devem visitar Serra Pelada nesta semana.
A equipe conhecerá de perto o início da construção do túnel que dará acesso a mina subterrânea, sob responsabilidade do engenheiro Luiz Carlos Celaro. Também conhecerá a primeira mina subterrânea em construção no Pará, e os trabalhos socioambientais que a parceria Colossus e Coomigasp estaria realizando no município de Curionópolis, que sedia o projeto em implantação, segundo press-release, da Bateia de Ouro Agência de Propaganda.
“ A comunidade garimpeira com mais de 600 famílias sente mudanças em sua qualidade de vida. A parceria, além de priorizar a mão-de-obra local, está investindo em capacitação profissional e dando atenção redobrada à saúde e educação das famílias de garimpeiros que ainda residem no local e agora podem sentir de perto os benefícios advindos da parceria que está tornando real o sonho dos mais de 40.000 garimpeiros espalhados por todo o Brasil”, diz a agência.
O projeto consiste na exploração mecanizada do tríplice depósito de ouro-platina-paládio da mina, com desenvolvimento de galerias subterrâneas, através de máquinas de mineração contínua Road Headers, mais conhecidas comotatus”, que chegam a perfurar diariamente 10 metros de galerias de 30m².
A visita deve ocorrer até o dia 08, sexta-feira

Nenhum comentário: