Pages

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mercúrio vaza dentro de avião da Gol

Um vazamento de mercúrio dentro do compartimento de bagagens de um avião da Gol, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, contaminou quinta-feira bagagens do voo 1294, com destino a Salvador. As malas dos 142 passageiros ficaram retidas e nãoprazo para sua devolução. Segundo a Gol, elas serão devolvidas depois que foram limpas por técnicos especializados. A informação é da GloboNews.

O mercúrio estava sendo transportado armazenado numa pequena caixa, dentro da mala de um passageiro que seguia de Marabá, no Pará, com destino a Salvador. Em depoimento ele disse que levava a substância a pedido de uma amiga e o mercúrio seria entregue a outra pessoa em Salvador. Alegou, porém, não saber qual era a substância.
O passageiro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos e vai responder em liberdade por transporte de substância tóxica. Pode pegar de seis meses a um ano de cadeia por transporte de material tóxico, perigoso ou nocivo à saúde ou meio ambiente. O passageiro teve ainda de assinar um termo se comprometendo a comparecer à Justiça quando chamado.
O incidente causou transtornos. Os passageiros tiveram que esperar mais de três horas para embarcar em outra aeronave e souberam que as malas ficaram retidas quando desembarcaram em Salvador.
A Vigilância Sanitária fez uma inspeção nas malas para saber se elas poderiam ser liberadas, mas nãoprevisão de quando isso pode ocorrer. Segundo a Superintendência da PF em Brasília, chegou a ser cogitada a incineração das bagagens atingidas. Em nota, a Gol disse que contratou uma empresa para fazer o serviço de limpeza e desinfecção das malas. Informou ainda que todas as medidas necessárias foram tomadas e que os 20 funcionários que tiveram contato com as malas foram submetidos a exames. (Confira a íntegra da nota divulgada pela Gol )
A coordenadora do Juizado Especial no aeroporto, Cláudia Rosa, diz que os passageiros devem ser ressarcidos.
- O que assustou foi a vulnerabilidade da triagem de objetos nos aeroportos brasileiros - afirmou.

Nenhum comentário: