Pages

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"Ordem é fechar guseiras"

Recebi do jornalista Domingos Cézar, hoje radicado em Imperatriz (MA), a correspondência abaixo transcrita:

A ameaça às guseiras é cada vez mais forte
"Meu caro Ademir:
Li hoje mais uma de suas matérias com relação ao fechamento dos fornos de siderúrgicas de Açailândia. Também escrevi dezenas delas, mas quando cheguei esta semana em São Luis fui obrigado a deletá-las, porque tomei conhecimento da razão desse porque a Vale está fechando o cerco contra essas indústrias e agora repasso a você:
O capital internacional é que está fechando o cerco contra a Vale em função das questões ambientais. Na verdade, as indústrias siderúrgicas de Açailândia poluem o distrito do Pequiá, transformando-o num dos lugares mais poluídos das Américas; elas (siderúrgicas) não têm compromisso social, nem ambiental, com o povo do Maranhão e, em especial, de Açailândia. E quem está sendo arrochada é exatamente a Vale por vender para elas a matéria-prima (ferro bruto) e ainda transportá-lo pela ferrovia. Ou seja, a ordem internacional é de fechar mesmo...
Infelizmente, e isso eu vinha alertando desde 2003, há sete anos atrás, a cidade não se preparou com indústrias que viessem agregar à siderurgia, nem mesmo indústria de couros, em função do gado e de frigoríficos, entre outras que poderiam ser implantadas.
Em contrapartida, o povo elegeu pela segunda vez consecutiva - ele teve um terceiro e inútil mandato - um vaqueiro que entende de fazenda, de pecuária, e que nunca pisou na soleira de uma escola. Ou seja, o povo tem o governo que merece. Portanto, faça como eu, tô fora.
Imperatriz, ao contrário, tem um prefeito médico, foi deputado por quatro mandatos, um homem preparado e que está preparando a cidade para receber as grandes indústrias - como a Suzano - mas cobrando desde o início, suas responsabilidades sociais e ambientais, para com o município, que agora se desenvolve a passos largos."

2 comentários:

Anônimo disse...

ADEMIR, O Águia ganhou de 4X0 no sábado e até aqui nao falastes nada. Será que o Azulão vai classificar? Eu sei que não topas com o Ferreirinha, mas és torcedor do Águia. Todos nós ganhamos com isso. Vamos torcer pro time, o resto que se f...

Ademir Braz disse...

Tua resposta tá lá em baixo, caríssimo. Ali, onde tem a análise sobre o Lado D.