Pages

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Se arrependimento matasse...

Assim anda hoje a maioria dos eleitores do Maurino.

5 comentários:

Unknown disse...

Você ja está na relação do ANABLOGBR há muito tempo! rs

Anônimo disse...

Olha o Portugues Dr. advogado !!

Ademir Braz disse...

Tô olhando, das 13:44, principalmente esse tem Português sem circunflexo. Por acaso achas que "maioria dos eleitores", sujeito singular, exige verbo no plural?
Olha o Português, professor abestado!...

Francisco Arnilson de Assis disse...

Achei interessante e criativo. Sempre leio o blog do Pagão. Arnilson

Dr. Valdinar Monteiro de Souza disse...

Ih, mano velho!... Será que o basbaque anônimo aí (aliás, basbaque não, esse aí é “babaca” mesmo) sabe o que é Sintaxe de Concordância, e, dentro da Sintaxe de Concordância, a Concordância Verbal? Sabe nada! Se soubesse, não escreveria essa besteira aí!

De acordo com as regras de concordância verbal, se o sujeito é representado por expressão partitiva ("uma porção de", "a maioria de", "um grupo de", e assim por diante) seguida de um substantivo no plural, como é o caso aí, "eleitores", o VERBO FICA NO SINGULAR, concordando com a expressão partitiva ("a maioria dos", neste caso), ou PODE IR PARA O PLURAL, referindo-se ao substantivo plural (no caso aí, "eleitores"). Exemplo dado pelo Prof. Nilson Teixeira de Almeida (Gramática Completa para Concursos e Vestibulares, edição 2010): a) "A maioria dos atletas participou do desfile" (verbo no singular, concordando com a expressão partitiva "a maioria dos"); b) "A maioria dos atletas participaram do desfile" (verbo no plural, concordando com o substantivo masculino plural "atletas").

Outra coisa. O período gramatical do anônimo aí (“Olha o Portugues Dr. advogado !!”) tem dois erros grosseiros, um de ortografia (português sem o circunflexo) e outro de pontuação (a falta da vírgula que separa o vocativo “Dr. advogado” do restante da frase).

Logo, onde é que esse aloprado encontrou o tal erro de Português? Eu, hein!... Haja espaço para tanta burrice! Existe muita gente besta e atrevida por aí querendo apontar erros de Português no que os outros escrevem, mas não sabe nem sequer o que é erro ou acerto. Veja aí, ó babaca, com o sujeito "muita gente" as formas verbais “apontar” e “sabe” ficam mesmo no singular. Não vá pensar que eu errei!