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sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sai estudo para porto de Marabá

Já foi expedida a ordem de serviço para a empresa Laghi Engenharia Consultoria e Projetos, vencedora da licitação pública, dar início à elaboração de estudos ambientais (Eia-Rima) e projeto básico para a implantação do porto de Marabá – plataforma logística intermodal de transporte – na margem esquerda do rio Tocantins, na BR-230.
A ordem de serviço foi assinada pelo secretário de Integração Regional, André Farias, na terça-feira (30). De acordo com a ordem de serviço, o valor do contrato é de R$ 5.579.472,57, com prazo de execução de 180 dias. A vigência do contrato é de 29 de junho a 29 de dezembro de 2010.
O porto público interligará o futuro pólo da verticalização mineral do Pará ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena, estabelecendo uma importante alternativa de escoamento da produção e de recebimento de insumos através da hidrovia Araguaia-Tocantins.
A plataforma será construída em área de 370 mil m2, à margem esquerda do rio Tocantins, altura do km-14 da Transamazônica (BR-230), próximo ao Distrito Industrial de Marabá e da Aços Laminados do Pará (Alpa). A estrutura vai integrar a hidrovia à Transamazônica e também à Estrada de Ferro Carajás, proporcionando um novo sistema de transporte que vai potencializar a indústria paraense e também dos estados do Centro-Oeste.
A construção do porto tem custo total estimado de R$ 100 milhões, e será executada pelo governo do Estado, através da SEIR, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Ele disponibilizará dois terminais de carga de granéis sólidos, sendo um para produtos agrícolas e outro para minérios; um terminal de cargas de granéis líquidos, no caso, combustíveis; e outro terminal de cargas gerais. (Paulo Jordão – SEIR)

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