Pages

domingo, 20 de junho de 2010

ô coisa boa!...

Ficha limpa já pegou um, o Paulo Rocha.
Falta muito pouco pra gente fazer a festa!

10 comentários:

Anônimo disse...

E quanto aos outros a estadual Ademir.
Tiao, Joao Salame, Bernadete,Italo, etc.

Anônimo disse...

Estou troncho de curiosidade, Ademir. Como pegaram o Paulo Rocha? ele chegou a ser julgado em Tribunal? esclareça, parceiro!

Ademir Braz disse...

18;57:
Também fiquei curioso e fui ver uma resposta pra gente. Da pesquisa, resultou o seguinte:

Ao decidir validar a Ficha Limpa para candidatos condenados antes até da sanção da lei, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a penalização alcançar também quem renunciou ao mandato para escapar de um processo de cassação. Caso do Paulo Rocha. Jader Barbalho (PMDB), que lidera as pesquisas para o Senado e tinha sua eleição considerada certa, corre agora o risco de ver sua campanha barrada pela Justiça.
Jader renunciou em 2001, depois de intensa campanha movida contra ele pelo falecido senador Antônio Carlos Magalhães. Para fugir da cassação pelo Conselho de Ética, o ex-senador paraense renunciou antes que a denúncia fosse oferecida à Mesa do Senado. Pela lei do Ficha Limpa, não podem concorrer aqueles parlamentares que renunciaram ao mandato e o prazo de inelegibilidade de 8 anos tem que ser cumprido.
No caso de Jader, como o restante do mandato de senador se expirou em 2002, e somados aos 8 anos de inelegibilidade, em tese, Jader poderia concorrer novamente em 2010. A dúvida é saber se prazo vai ser contado a partir dos registros das candidaturas, em agosto, ou outro prazo estabelecido em resoluções do TSE. A candidatura de Jader depende dessa interpretação.
A situação de Paulo Rocha, porém, é mais delicada, pois o deputado federal petista renunciou para evitar a cassação e concorrer ao atual mandato, não tendo cumprido, nesse caso, o prazo de inelegibilidade que é de 8 anos, que se encerraria apenas em 2013.

Anônimo disse...

OK. Está explicado, Ademir. É complicada a situação do Paulo Rocha, sim. Já o outro, sei não!...

Anônimo disse...

Mas o mandato de Deputado Federal do Jader Barbalho não faz esses 8 anos ficarem "pausados"?

Ademir Braz disse...

Desconheço que algum processo contra o deputado federal Jader Barbalho tenha sido concluso, sentenciado e que alguma condenação tenha transitado em julgado. E olha que não são poucos os processos contra ele...

Ademir Braz disse...

03:41
Você viu a relação dos 225 inelegícios, no Pará, conforma a relação nominal divulgada pelo Tribunal de Contas da União?
Entes os ex-prefeitos com processos transitados em julgados estão Osmar Ribeiro da Silva e João Chamon Neto (de Curionópolis) Jair da Campo (Eldorado dos Carajás), Mário Martins (São João do Araguaia, Agemiro Gomes (que me garantiram ter sido assassinado há três anos, não sei), Atil José de Souza, Noé Palheta (ex-prefeito da Vigia),Edson Frota (São Domingos das Latas),. Tem gente pra caramba.
Parece que meter a mão no dinheiro público vira compulsão para quem chega despreparado (ou eleito só para isso)ao poder.

Dr. Valdinar Monteiro de Souza disse...

São Domingos das LATAS, é, mano velho?... Caramba! Danou-se! Até um tempo desse, que falava isso era capado pelo rastro, quando não de facão mesmo (risos)

Ademir Braz disse...

Bem na mosca, Valdinar, mano velho! Eu sabia que você não ia deixar em branco a provocação rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

È Lata mesmo Valdinar!!!!

E não vamos esquecer a história.